quarta-feira, 25 de novembro de 2009

25 de novembro: Dia da Baiana de Acarajé - à minha mãe dona Ana Madalena, baiana de acarajé aposentada e todas às demais baianas

Homenagem às bainas de acarajé em especial minha mãe dona Ana que sustentou por mais de 20 anos toda uma família com azeite de dendê.

25 de novembro, dia da BAIANA de acarajé, patrimônio da BAHIA e do BRASIL. Um dia disse o poeta "quem chega na praça Viconde de Cayrú, olha pra cima o que que ver? Ver o elevador Lacerda que vive a subir e a descer. É o retrato fiel da BAHIA, baiana vendendo alegria, coisinha gostosa de comer - acarajé com camarão..."*. Quem chega à Bahia logo dá de cara com as baianas, com seus vestidos brancos, rodados, seus torços, colares e pulseiras e brincos e seus lábios sempre bem pintados.
Acarajé com caruru, vatapá e salada e camarão.
Donas das mãos mais abençoadas que produzem os melhores quitutes. No seus tabuleiros têm abará, acarajé, vatapá, caruru, mungunzá, cocada e bolinho de estudante (conhecido popularmente como punheta), tabuleiros encantados e cantados. Caymmi já o cantou, "no tabuleiro da baiana têm...". Mas o quê que a baiana têm afinal?
Tem beleza e segredos. Amores e mistérios. Que ver?
Quem já leu em jornal, ouviu na rádio ou viu em programa sensacionalista de TV a notícia "baiana de acarajé é assaltada"? "Roubaram o tabuleiro da baiana"? Nunca vi.
Aliás, nunca vi baiana de acarajé assaltada, enterro de anão e filho de prostituta chamado Júnior.
São mistérios do tabuleiro das baianas.


Salve baianas, donas de casas. Pais e mães de famílias. Donas das melhores e mais gostosas gargalhadas. Ouvintes de histórias, problemas e desabafos. Ao lado do tabuleiro delas sempre senta alguém, para rir e comer acarajé; contar problema, pedir conselho, chorar e comer abará.
Sim, são patrimônios. Sim, são dignas de respeito. Nem ladrão mexe com baiana. Sim, é do seu tabuleiro que sai o pão e o feijão que sustenta famílias inteiras.


Salve as quituteiras negras!

Salve as BAIANAS em que suas casas nasceram sambas e bambas!

Salve as BAIANAS e seu dia!

Êya BAIANAS!!!

* Trecho de uma música de Riachão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.