terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ações da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da ExNEL


Saudações Africanas e afro-baianas.

Algumas ações que a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo vem realizando, porque o trabalho é grande e não podmeos perder tempo:

Dia 21 de Outubro, estive no CDCN - Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, com sede no Pelourinho, Salvador, Bahia. A reunião convocada pelo CDCN junto aos órgãos e representações e mandatos políticos do povo negro foi com pauta única: construção do ato dia 5 de novembro pelos direitos dos quilombolas.


Esse ato, acontecerá em Salvador/Bahia, centro da cidade, Praça da Piedade.

Os quilombolas Brasil a fora (e a dentro) tem guerreado (sem exagero da palavra) pelo direito a terra. O governo LULA e Wagner tem demarcado terras na Bahia reservando-as aos quilombolas, decendentes de negros africanos legítimos. Mas em si tratando de terra, há sempre os conflitos com os fazendeiros. Esse ato vem para denunciar as atrocidades que os quilombolas ainda sofrem e lutar por soluções.


O deputado federal negro, Luiz Alberto (PT - Bahia/Coletivo 2 de Julho) também aderiu a luta e eu estive enquanto ExNEL na reunião que traçou o formato do ato e determinou sua data. Estamos construindo esse ato na Bahia que esperamos tome força no país para que os quilombolas tenham seus direitos assegurados e reconhecidos.

OUTRAS AÇÕES:



Estou junto ao C.A da UFBa (e do secretário nacional de organziação política da ExNEL Ramon Paranhos) construindo o I seminário de Literatura Negra da mesma e com o C.A UNEB Salvador (Anderson Rabelo) construindo semelhante seminário ainda sem data definida. O da UFBa acontecerá dias 23 e 24 de novembro.

Entrei em contato com Rafael Saldanha (ex- ExNEL) e com Raiza Guimarães, Secretária Nacional de Sócio-Cultura da ExNEL 2009/2010 (PARÁ) para construirmos algo lá, mesa, seminário, semana, estou no aguardo do repasse de ambos e confirmação.

A UEFS após as eleições do C.A também terá um seminário de Literatura ou mesa que debata cotas e racismo na academia e país.

Estou no aguardo (contato feito) da UNEB Ipiau através da executiva estadual Maria Rita para que possamos fazer essa atividade na UNEB local e mandei screp para as comunidades das UNEBs e escrevi a alguns "unebelinos" a fim de construir esse debate racial nas IES.


EBEL SEABRA:

No EBEL Seabra, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo coordenou o GD de Cotas, Ações Afirmativas e Políticas de Permanência nas Universidades. De lá sairam indicativos de luta e o convite para organizar mesas de combate ao racismo na UNEB Jacobina, UNEB Alagoinhas, UNEB Xique-Xique, UNEB Irecê, UNEB Barreiras e já há também contato para a UNEB Santo Antônio de Jesus.


DESDOBRAMENTO DO ATO EM DEFESA DOS QUILOMBOLAS EM SALVADOR:


Saudações QUILOMBOLAS a todas e todos,

Ontem (5 de novembro) a tarde participei do ato em defesa das comunidades Quilombolas na Praça da Piedade, Centro da cidade do Salvador/Bahia.

Estiveram presentes inumeros quilombolas vindos de diferentes áeras da Bahia que haviam ocupado a sede do INCRA (ver matéria abaixo do Jornal A Tarde), lideranças negra, a ExNEL se fazendo presente em um primeiro ato público enquanto Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, inclusive assinei o manifesto que conta com a assinatura de entidades como:

- MNU (Movimento Negro Unificado);

- UNEGRO

- CEN (Coletivo de Entidades Negras);

- Terreiros de Candomblé de Salvador e Região Metropolitana;

- Associação de Marisqueiras;

- ExNEL Negra - Secretaria de Combate ao Racismo;

- Os Negões (Bloco Afro);

- Fórum de Entidades Negras;

dentre outras entidades, presnete ainda a representação do Mandato Negro e Popular do Deputado Federal do Partido dos Trabalhadores LUIZ ALBERTO SANTOS.

MATÉRIA DO JORNAL:

Representantes quilombolas desocupam sede do Incra

Marcelo Brandão* A TARDE

Representantes de comunidades quilombolas da Bahia desocuparam no início da tarde desta quinta-feira, 5, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador. Cerca de 120 remanescentes de quilombos se mobilizaram e utilizaram dois carros para bloquear a entrada e a saída do órgão das 9h até aproximadamente as 15h. Logo depois, eles seguiram para a Praça da Piedade, no centro da cidade, onde fazem manifestação.
O protesto ocorreu devido ao não comparecimento do presidente nacional do órgão, Rolf Hackbart, para uma reunião agendada para esta manhã. De acordo com os representantes quilombolas, o encontro estava marcado desde 29 de agosto, quando Hackbart recebeu uma pauta de reivindicações das lideranças do movimento em Brasília, no Distrito Federal.
Na ocasião, o presidente do INCRA se comprometeu a estudar as exigências e vir a Salvador para discuti-las, segundo os representantes quilombolas. No entanto, de acordo com nota oficial divulgada pela assessoria de comunicação do órgão, Hackbart não pode vir à capital baiana nesta quinta em virtude de compromissos com a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
As lideranças do movimento só receberam a notícia nesta manhã, ao entrar para uma reunião que seria conduzida por Érica Galvani, subdiretora do Ordenamento Fundiário do Incra. Os representantes quilombolas se recusaram a prosseguir com o encontro, alegando que Galvani não tem o mesmo poder de decisão de Hackbart.
Revoltados por terem mobilizado pessoas de todo o estado para a reunião em Salvador, os representantes de comunidades quilombolas bloquearam a entrada do Incra e reivindicaram o agendamento por escrito de um novo encontro com Hackbart para discutir ações de regularização fundiária de territórios quilombolas da Bahia.
Por fax, o presidente do Incra confirmou a reunião para o dia 20 de novembro, às 11h, na sede da superintendência.

*com redação de Danielle Villela, do A TARDE On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.