terça-feira, 10 de novembro de 2009

BARACK OBAMA E O BRASIL: "SIM, NÓS PODEMOS".



BARACK OBAMA E O BRASIL: "SIM, NÓS PODEMOS".

* LAW ARAÚJO

A vitória de Barack Obama como 1º Presidente Negro dos Estados Unidos da América mexeu de fato com todo o mundo e criou esperanças em muitas pessoas de diferentes regiões, incluindo a América do Sul e em particular o Brasil.
O que tem que ser dito e entendido é que essa vitória é representativa. Simbólica. Mas não nos dará nada em absoluto. A única coisa importante de fato e de verdade é a convicção de que "Sim, nós podemos". Assim como os Estados Unidos elegeram um negro, nós no Brasil também podemos e queremos e temos que fazer valer essa vez que é nossa e não nos será tirada.
É passada da hora a consumação completa de Reparação que tanto exigimos que ocorra. Obama lá, fortalece a convicção que já tínhamos e temos independente dele ter sido o escolhido entre os Democratas e ter sido eleito nas eleições deste ano para liderar a maior potência do mundo e assumir o lugar de um dos piores líderes mundiais que a história já viu.
Precisamos preparar e eleger um negro ou uma negra para assumir a Prefeitura de Salvador. Precisamos de mais negros e negras nas Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas de todo o país e em especial da Bahia. Precisamos finalmente eleger um negro baiano para Senador da República. E temos que trabalhar com mais candidaturas de negras e negros para Senado e para Governos Estaduais. A Bahia negra precisa ser governada por quem tem sua cara. Sua cor, sua raça e resistência. O tempo das cabeças brancas já passou. Todo Poder ao Povo Negro.
Não podemos nos acuar e temos que ter a intrepidez de brigar e lançar candidaturas de raça e classe. É hora, depois de eleger um trabalhador, nordestino retirante e de esquerda, elegermos um negro ou uma negra. O caminho está ai e a luta não pára. Queremos reparação. Queremos PODER. E "Sim, nós podemos!".

* Law Araújo é Militante do Movimento Negro, Graduando em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador – UCSal, ex-Coordenador Geral do C.A de Letras Professor Petrônio Oliveira – Gestão UM NOVO TEMPO e Secretário Nacional de Combate ao Racismo da Executiva Nacional de Estudantes de Letras – ExNEL Gestão 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.