sexta-feira, 5 de março de 2010

COTAS RACIAS OU SOCIAIS?

Cada vez mais a discussão de COTAS tem tomado conta dos noticiários e rodas de discussões. Para além do debate antigo das cotas raciais, eis que tomou proporção o de cotas sociais. Que nada mais é que uma tentativa de mascarar um problema antigo.
A grande discussão e questão é a reparação racial, uma vez que o povo negro aqui chegou escravo, permaneceu escravo e depois da promulgação da "liberdade" em 13 de maio, foi obrigado a permanecer nas fazendas (senzalas) e/ou partirem para o que hoje conhecemos como as favelas do Brasil. Antes senzala, depois favela. A essa população foi renegado durante muito, muito tempo o direito à educação básica e com a expansão das Universidades ainda assim o acesso de negros e negras foi e ainda é pequeno.
As cotas vem com o intuito de reparar esse erro histórico, não se trata como alguns dizem de presentear aos negros e as negras e ser ainda mais racistas para com os/as memos/as.
A foto pergunta, "cotas raciais por que sim?", a resposta é essa que todos/as conhecem mas fingem não saberem e deturpam. As cotas raciais são para efeito de reparação e garantir o acesso de negros/as às Intituições de Ensino Superior do país, porém, para além de garantirmos o ingresso é preciso com política de assistência estudantil eficiente que se garanta a permanência dos cotistas, pois bom desempenho, é provado e sabido que os/as mesmos/as possuem. Agora é necessário que os/as mesmos/as permanecem para concluirem os seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.